SISTEMAS DE REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

O QUE É REMEDIAÇÃO?

Remediação significa a redução das massas de contaminantes em solo e água subterrânea com o emprego de diversos métodos de engenharia, para que a concentração desses contaminantes seja reduzida a limites pré-determinados na Avaliação de Risco a Saúde Humana nas leis vigentes (CMA´s).

O QUE A GB ECO SOLUTIONS PODE FAZER?

O objetivo da Remediação é a eliminação da massa contaminante em centros de contaminação. Dependendo das condições do solo, uma variedade de processos pode ser usado para a redução da massa, como por exemplo, Remediação térmica, oxidação insitu e redução, bioremediação, técnicas de bombeamento e tratamento, de acordo com as demandas do cliente em relação ao investimento e o tempo de execução.

Na revitalização de áreas contaminadas, os chamados “Brownfields”, o fator tempo é a maior prioridade para os investidores podem lançar os empreendimentos no Mercado. Mesmo para clientes industriais, o custo total da remediação cai, uma vez que pode liberar uma área contaminada dentro de meses em vezes de ter custos recorrentes durante décadas.

Para poder cumprir está tarefa, a GB Eco Solutions desenvolveu tecnologias de remediação por condutividade (Thermal Conductivity Heating TCH) para remover massas contaminantes de centros de contaminação numa fração do tempo demandado por outros processos de remediação. A tecnologia, inicialmente desenvolvida por universidades na Alemanha, é menos á solo argilosos e heterógenos permitindo o aquecimento homogêneo do subsolo a ser remediado.

MÉTODOS DE REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO A REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

O método a ser empregado dependerá de fatores físicos, geológicos, hidrogeológicos, bioquímicos e espaço físico para seu desenvolvimento. Além de fatores socioeconômicos tais como riscos a saúde humana, viabilidade econômica e legislações ambientais vigentes.
  • Processos Térmicos de Remediação

    O processo volatiliza contaminantes semi-voláteis (BTX, organoclorados) com temperaturas de ebolição até 160°C nas zonas saturadas e não-saturadas do subsolo através de elementos de aquecimento ou pela injeção de vapor. O vapor do solo carregado de contaminantes é removido através de sistemas de vácuo e tratado com filtros de carvão ativado ou por incineradores catalíticos.

    O resultado é a quase completa eliminação do contaminante na área fonte e, por falta de realimentação, um declínio gradual da pluma. Para acelerar a remediação da pluma, ela pode ser tratada com outros processos, como oxidação insitu ou a bioremediação. Além disto, riscos conhecidos de projetos de revitalização de “brownfields” como a intrusão de vapores são eliminados.

    A nossa equipe de engenheiros com experiência neste tipo de projeto e os equipamentos nacionalizados podemos oferecer pacotes de serviços competitivos aos nossos clientes.